O Treinador

Robson Chiarini é técnico da seleção mineira de karate. Faixa preta no esporte, o Sensei dá aulas desde a década de 1990. Durante a faculdade Robson ficou afastado das aulas. Há dois anos retornou à atividade com o mesmo objetivo: formar campeões nos tatames e na vida

O treinador começou a lutar aos 20 anos, desde então já conquistou muitos pódiuns. Foi atleta da seleção mineira de karate (kumite), campeão estadual por diversas vezes, inclusive em 2010; campeão regional por várias vezes, o último em 2010; campeão interestadual por vários anos consecutivos. Entre os títulos destacam-se os estaduais, brasileiro e sulamericano. 

O Sensei Robson foi treinado pelo Sensei Caio Márcio, atual técnico da Seleção do Distrito Federal, uma das melhores equipes do Brasil. Na época Caio morava em Pouso Alegre. Robson participava dos treinos todos os dias da semana, aplicado, tornou-se auxiliar nas aulas e posteriormente professor.

Formando grandes atletas

Desde 2008, quando voltou a ministrar aulas, o Sensei Robson Chiarini forma grandes atletas. Pouso Alegre possui cinco títulos nacionais do Campeonato Brasileiro Adulto de Natal/RN, as únicas medalhas de ouro conquistadas por Minas Gerais neste campeonato. Diante do resultado, o presidente da Federação Mineira de Karate, João Carlos de Godoy, convocou o Robson para ser o técnico geral de todas as divisões de novos do estado. 

No início de 2010, o Sensei Robson classificou 21 atletas da ACCK para o diverso selecionado mineiro, fato inédito na região. Infelizmente, por questões financeiras e ausência de patrocínio de alguns e por lesões musculares de outros, apenas 11 conseguiram chegar às competições. Destes caratecas, quatro trouxeram para Pouso Alegre os títulos de campeões, três de vice campeões e quatro de terceiros lugares.

O treinador e técnico da seleção mineira subiu ao pódium para representar Minas Gerais três vezes em 2010: o 1º lugar em Campo Grande/MS, o 2º em Maceió/AL e o 3º lugar em Caruaru/PE.

Com o lema “Formar campeões nos tatames e na vida”, Robson Chiarini se inspira no grande treinador Sensei Caio Márcio que o ensinou “faça-se primeiro o homem, depois o lutador”.