sábado, 6 de novembro de 2010

Caratecas pousoalegrenses conquistam destaque nacional

Ana Melqui conquistou ouro no kata e kumite no Campeonato Sul Mineiro de Karate em PA



Aos 14 anos, Ana Melqui já subiu ao pódium 25 vezes, em 20 delas levou para casa o ouro. A atleta treina karate há apenas dois anos e já ostenta vários títulos entre eles o bronze no nacional deste ano na categoria 14/15 anos. O campeonato brasileiro 2010 foi disputado em Maceió-AL.

De acordo com o treinador Robson Chiarini, Ana Melqui fez aniversário no dia 15 de abril, um dia antes da competição, portanto, a carateca que treinava com meninas de 12/13 anos competiu com atletas de 14/15 “ela era a grande favorita ao título, pois no ano passado, dos onze campeonatos que disputou, Ana foi campeã em todos, mas em Maceió, como ela ficou mais velha no meio da viagem e competiu com meninas maiores, ela assustou” explica. 

A carateca conta que entrou no karate para emagrecer, depois de uma recomendação da nutricionista. Ana relembra o que o treinador disse ao vê-la lutar pelas primeiras vezes “além de emagrecer, você vai ser uma grande atleta”. Hoje seis quilos mais magra, Ana Melqui segue colecionando medalhas. A conquista mais recente é de domingo, 24, no Campeonato Sul Mineiro de Karate 2010 que aconteceu em Pouso Alegre, a carateca levou dois ouro nas modalidades kata e kumite.

Naira Aparecida começou a treinar karate aos seis anos. Na família o pai e a irmã mais velha já eram adeptos ao esporte e desde pequena cresceu em meio dos tatames. Agora, com 16 anos Naira é faixa roxa, possui 19 ouros, entre eles o Campeonato Brasileiro 2010 na categoria 16/17 anos disputado em Campo Grande-MS. A atleta mora em Três Corações, mas vem a Pouso Alegre treinar nos finais de semana e nos torneios disputados representa a cidade onde treina. Naira também levou ficou em primeiro lugar no Campeonato Sul Mineiro e já faz planos para as próximas conquistas “quero chegar ao Sul Americano e vencer”.

De acordo com o professor Chiarini, Pouso Alegre tem um berço de ouro para o karate, “tenho a honra de colocar 20 alunos de minha academia na seleção mineira, em várias categorias e ainda ser o técnico responsável por elevar Minas ao podium por três vezes” ressalta. No Campeonato Brasileiro mirim, infantil e infanto juvenil, em Maceió-AL este ano, Minas Gerais ficou em 2º lugar geral, com uma prata de Leandro Honório e um bronze de Ana Melqui. No Campeonato Brasileiro em Campo Grande-MS, nas categorias juvenil e júnior, o ouro ficou com Naira Aparecida e dois bronzes com Thales Chiarini e Pedro Henrique Ferrari. O estado ficou com o terceiro lugar geral no Campeonato Brasileiro Oficial Sênior e Veterano em Caruaru/PE. Cinco atletas treinados por Robson conquistaram medalhas: João Augusto e Luiz Fernando levaram o ouro; Caroline Santos e Thales Chiarini conquistaram a prata e Amanda Assis trouxe a medalha de bronze, e ainda Pedro Henrique ficou em quarto lugar. Todos na modalidade Kumite. 


O professor dá aulas de karate para crianças a partir de cinco anos “tenho alunos de 05 anos até 50 anos, de todas as faixas, de branca a preta”. É o caso de Luana Lara Lins de apenas nove anos que entrou para a arte marcial há menos de um ano e já compete. No Campeonato Sul Mineiro de karate 2010 que aconteceu em Pouso Alegre no último domingo, 24, Lara ficou com o bronze na categoria. 

Quem ensinou o caminho a Lara foi sua mãe Marta Lins Cândida, também campeã de karate. Marta é designer de sobrancelhas, mas sempre foi apaixonada por artes marciais, a atleta conta que já lutou jiu jitsu e full contact. Na categoria 41 anos, Marta já lutou em dois campeonatos e ambos renderam o primeiro lugar “na minha categoria, é difícil ter lutadoras, tenho quatro medalhas de ouro, mas só duas foram disputadas, as outras ganhei porque não havia adversária” relata. 

Matéria de Edna Motta publicada no impresso Jornal do Estado em 29/10

Nenhum comentário:

Postar um comentário