segunda-feira, 5 de março de 2012

Novas regras de Karate para 2012

 Resumo das regras mais significativas 
  
1. Adota-se o sistema de quatro juízes (4 juízes mais 1 árbitro). Cada juiz estará sentado em um canto da área de competição na zona de segurança. O árbitro pode se mover em torno de todo o tatami, incluindo a área de segurança onde estão sentados os juízes.
 
2. Os treinadores se sentarão fora da área de segurança ao lados do tatami de frente para a mesa oficial.

3. É obrigatório o protetor de corpo para todos os competidores e o protetor de peito para as mulheres (a regra já foi aprovada). 
 
4. Todos os pontos e penalizações deverão ter o apoio de pelo menos 2 juízes. O Árbitro somente vota em casos que exijam um desempate (por exemplo, se dois juízes opinam ao contrário do que os outros dois), e no HANTEI, após a conclusão de um encontro com empate ou sem pontuação.

5. Os juízes podem indicar ponto ou penalidades antes do árbitro parar o combate. O árbitro deve parar o combate se dois ou mais juízes assinalam um ponto, uma advertência ou uma penalização ao mesmo competidor.

6. O árbitro pode parar o confronto antes dos juízes o indicarem, porém, antes de anunciar ponto, advertência ou penalidades deverá esperar as opiniões dos juízes.

7. Em caso de contato, o árbitro poderá pedir aos juízes que reconsiderem os pontos atribuídos se o exame ao competidor indicar lesão.

8. No caso em que ambos os competidores recebam cada um bandeira de dois juízes, o árbitro dará o ponto para ambos.
9. No caso em que um mesmo competidor receba 2 bandeiras de ponto e 2 bandeiras
da penalidade C1, então, será o árbitro que decidirá, por estar na melhor posição para decidir se houve contato.

10. Se 2 bandeiras mostram a pontuação diferente para o mesmo competidor, dará a pontuação mais baixa. O mesmo se aplicará para advertências e penalidades. No entanto, quando há maioria entre os juízes, para um grau de pontuação, a opinião majoritária terá prioridade sobre a escolha da pontuação, advertência ou penalidade mais baixa.

11. É extinto o Sai Shiai. Se as pontuações são iguais, ou não houver pontuação, o resultado se decidirá por HANTEI no final do tempo. Se um encontro de equipes não pode ser decidido pelo número de vitórias ou o pelo número de pontos obtidos, cada equipe irá escolher um competidor para uma confronto extra. Se este confronto também não foi conclusivo, se decidirá por HANTEI, o qual determinará também o resultado do encontro de equipes.

12. Kansa será renomeado para ‘Supervisor do Confronto”. O Chefe de Quadra passa a ser chamado de “Administrador do Tatami”.
13. O “Supervisor de Confronto” (antes Kansa), não participará das cerimônias de saudação, nas quais estarão somente os juízes e o árbitro.

14. As explicações sugerem que, sempre que for possível, se rodiziem as posições de juiz e árbitro durante os confrontos da equipe.

15. Não se darão pontos por advertências, nem por penalidades, com exceção dos 8 pontos em um confronto por equipes, ganho por penalidade.

16. Por exagero, a mínima advertência a ser dada, será um Hansoku Chui direto, da categoria C2.

17. Fugir da luta ou perder tempo durante o Atoshi Baraku será penalizado direto, com Hansoku Chui da categorias C2.

18. Se adiciona a passividade à lista de comportamentos proibidos. A nova sinalização do árbitro, é fazer círculos com os punhos na frente do peito. O sinal correspondente da bandeira é apontar para dentro com as bandeiras e fazer círculos com elas.

19. Para o primeiro JOGAI se dará no mínimo um CHUKOKU, mesmo que não tenha cometido nenhuma outra infração da categoria C2. 

20. Como regra geral, os competidores feridos serão examinados pelo médico fora do tatame, a menos que a lesão exija o contrário.

21. Nomenclatura: Ippon é substituido por YUKO (1 ponto), Nihon é substituído por WAZA-ARI (2 pontos), e Sanbon é substituído por IPPON (3 pontos).

22. Se um competidor realiza uma combinação de técnicas antes do YAME, se pontuará a técnica de maior valor (por exemplo, se um competidor realizar um chute após ter realizado um ataque de mão, o atleta receberá a pontuação pelo chute por ser a técnica de maior valor). 




As regras oficiais da World Karate Federation (WKF) podem ser lidas no link (em inglês): 
http://www.wkf.net/images/stories/downloads/KATA%20and%20KUMITE%20COMPETITION%20RULES%207_1%20EFFECTIVE%2001.01.2012.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário